quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio oferecido pelo IMPA.

Período: 25 a 29 de Janeiro de 2010.
Locais:
IMPA, Rio de Janeiro - RJ
Campus de outras IES (Isntituição de Ensino Superior) a ser defino pela Coordenação.

Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro e de outros estados do país. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa recebe apoio para sua realização do Projeto Insituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região, da Financiadora de Estudos e Projetos e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.
A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:
Análise Combinatória
Medida e Forma em Geometria
Logaritmos
Trigonometria e Números Complexos
Coordenadas no Plano
Coordenadas no Espaço
Introdução à Geometria Espacial
Progressões e Matemática Financeira
Construções Geométricas

Em uma outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio - Volumes 1, 2 e 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.

Detalhamento do programa

Organização do Curso

O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.

Desenvolvimento do treinamento

O grupo a ser treinado terá 130 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de quase todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.

Local de realização

Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de "chat". As atividades da tarde serão conduzidas localmente. As instituições participantes são as seguintes:
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal da Bahia
Universidade de Brasília
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal de Uberlândia

Equipe

A equipe responsável pela preparação e aplicação dos módulos que constituem este projeto é formada por:
Eduardo Wagner
Elon Lages Lima (coordenador)
Luciano Guimarães Monteiro de Castro
Paulo Cezar Pinto Carvalho
Maria Celano Maia (secretária executiva)
Priscilla Fernandes Pomateli (secretária)
Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.

Coordenadores do programa nos estados

Programação

Para este módulo, os temas selecionados foram: Conjuntos e números Naturais, números cardinais, funções, números reais, função afim, função quadrática, função exponencial, função logaritmo e funções trigonométricas. O livro adotado será A Matemática do Ensino Médio Vol.1

Programação da Semana

Vídeos: http://strato.impa.br/
Lista de DVDs das aulas dos programas anteriores disponíveis para venda.

Inscrições - Até 22 de dezembro de 2009

(Nesta página, somente para professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro. Professores de outros estados deverão consultar os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como inscrever-se.)

Encerrado o período de inscrições, haverá uma seleção pois as vagas são limitadas. A lista dos candidatos selecionados será publicada nesta página. Além disso, os candidatos selecionados receberão um e-mail comunicando sua seleção e fixando uma data limite para que confirme seu interesse em participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário